quinta-feira, 9 de abril de 2009

Responsabilidade Social nas Empresas: Modismo ou Necessidade?

Responsabilidade social empresarial é definida como a maneira de administrar um negócio de forma a concentrar ou exceder as expectativas: ética, legal, comercial e pública, que a sociedade tem sobre os negócios/empresas. É vista pelas empresas líderes como muito mais que um agrupamento de práticas discretas, gestos pontuais, ou iniciativas motivadas por marketing, relações públicas ou outros benefícios do negócio. Ao contrário, é tida como um jogo extenso de políticas, práticas e programas que são integrados em todas as operações de negócios e processos de tomada de decisão, que são suportados e recompensados pela alta direção.



Muito se tem falado nas responsabilidades das empresas perante seus funcionários, acionistas, clientes, enfim, todos os stakeholders tomados no sentido mais geral possível do termo, o que englobaria no limite a sociedade como um todo e até o mundo, hoje cada vez mais globalizado. A preocupação com princípios éticos, valores morais e um conceito abrangente de cultura é necessária para que se estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresarias socialmente responsáveis.



Especificamente na área de ética e responsabilidade social, há muitos trabalhos interessantes que mostram preocupação com a cultura. Em comum entre essas duas vertentes há um reconhecimento de que ética, cultura e valores morais são inseparáveis de qualquer noção de responsabilidade empresarial. Afinal, o próprio fato de se considerar que uma organização tem determinadas responsabilidades para com seus interlocutores necessariamente envolve uma elaboração ética e vice-versa: qualquer reflexão sobre ética sempre tem em mente as responsabilidades percebidas com intrínsecas às organizações.



O desafio chave, particularmente para companhias em países de economias em transição e países em desenvolvimento, é a mudança na mentalidade de sobrevivência e a na cultura que enfatizam ganhos de curto prazo que comprometem valores morais e sociais. Oferecer produtos e serviços eticamente e de forma socialmente responsável exige uma forma diferente de ver as coisas; uma forma que enfatize "fazer as coisas porque são certas e não apenas porque podem maximizar seu valor como acionista".

7 comentários:

Rodox disse...

Minha opinião nestes casos é uma junção das duas coisas. Hoje para grandes multi-naconais o governo pelo menos o de SP exige que a empresa tenha uma responsabilidade com a sociedade local e juntamente com o meio ambiente. E aonde vem o modismo? Este por sua vez vem na questão de que toda empresa e o mundo inteiro esta com essa de aquecimento global produtos biodegradaveis ou que tenha um impacto menor no meio ambiente. E para mostrar uma boa imagem perante aos acionistas como vc disse, aos clientes, funcionários, fornecedores e aos prospects que geralmente é o publico pela qual eles querem atingir com esta politica. Enfim pode ser por moda ou por ética e até pelos dois mas eu acho no caso que o importante é fazer. Se o correto é correr pelo certo ótimo mas quem corre só fizando o carater nesse país?

Nat Valarini disse...

Sendo modismo, pelo menos é uma coisa boa, né?

Para uma empresa sobreviver é preciso que seja repensada toda a postura dos seus membros desde os mais simples empregados até o alto escalão, né?

Gostei muito da postagem.

Kiso!

Anônimo disse...

cara eu achoque tem um pouco dos dois nessa historia,uma por ser o modismo de todos aderirem e outro a necessidade que vem se dando para isso com mta importancia
bacna seu post, vc escreve bem

Unknown disse...

Nossa, um blog só de administração, show de bola!!!

Sou contabilista ;D!!

E tipo, Responsabilidade Social é necessidade, mas do jeito que acontece, não tem como não dizer que virou modismo...

Abraços
Cisco
www.borarir.net

Unknown disse...

Nossa, um blog só de administração, show de bola!!!

Sou contabilista ;D!!

E tipo, Responsabilidade Social é necessidade, mas do jeito que acontece, não tem como não dizer que virou modismo...

Abraços
Cisco
www.borarir.net

Unknown disse...

Resposabilidade social é algo a ser construído no Brasil em todas as esferas da vida!
Se a empresa visa lucro, deve, por consequência zelar pelo meio que gera esse lucro, isso sem outra consideração qualquer, como a humana.
Boa Páscoa!

Meus blogs:
Blog em Português: http://goiaschaopoemadobao.blogspot.com/
Blog in English: http://onaldoscorner.blogspot.com/

Anônimo disse...

Querid amigo avassalador...
Respondendo a pergunta do titulo.
é uma necessidade adaptativa para sobreviver ao mercado atual e expandir-se.
Não dá mais para manter a cabeça enterrada no chão e não perceber as mudanças de um mercado cada vezmais seletivo e exigente.
Boa postagem!