A origem da teoria administrativa foi possível devido a grande transformação que o mundo sofreu a partir da Revolução Industrial.
A humanidade viveu cerca de 7.000 anos de forma rural, ou seja, as famílias produzindo seu próprio sustento, trabalhando juntos, utilizando as terras daqueles que as possuíam e realizando todas as tarefas manualmente.
Com a revolução industrial, a novidade ficou por conta da introdução da tecnologia para a realização do trabalho, ou seja, o trabalho passou a ser realizado com a ajuda de máquinas.
A partir desse momento passa a se justificar a criação de uma Teoria Geral da Administração. Porém, como a evolução da humanidade é constante, o quadro a partir da revolução industrial vem se modificando drasticamente. Os conceitos até então utilizados para explicar os fenômenos decorrentes da industrialização passam a não ser mais suficientes para fornecer elementos para análise e gerenciamento de uma realidade que se caracteriza pela realização de serviços.
Atualmente, temos a exata consciência de que são necessários um conjunto de conceitos específicos para gestão e também para assegurar a excelência na realização dos serviços. Em termos mundiais a literatura específica sobre o tema de serviços é bastante recente e, em termos de Brasil, esse quadro pode ser considerado mais recente ainda.
A humanidade viveu cerca de 7.000 anos de forma rural, ou seja, as famílias produzindo seu próprio sustento, trabalhando juntos, utilizando as terras daqueles que as possuíam e realizando todas as tarefas manualmente.
Com a revolução industrial, a novidade ficou por conta da introdução da tecnologia para a realização do trabalho, ou seja, o trabalho passou a ser realizado com a ajuda de máquinas.
A partir desse momento passa a se justificar a criação de uma Teoria Geral da Administração. Porém, como a evolução da humanidade é constante, o quadro a partir da revolução industrial vem se modificando drasticamente. Os conceitos até então utilizados para explicar os fenômenos decorrentes da industrialização passam a não ser mais suficientes para fornecer elementos para análise e gerenciamento de uma realidade que se caracteriza pela realização de serviços.
Atualmente, temos a exata consciência de que são necessários um conjunto de conceitos específicos para gestão e também para assegurar a excelência na realização dos serviços. Em termos mundiais a literatura específica sobre o tema de serviços é bastante recente e, em termos de Brasil, esse quadro pode ser considerado mais recente ainda.
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